domingo, 26 de maio de 2013

Auto-ajuda - Por quê é necessária?

 Olá,

 Hoje vou falar da importância que alguém tem em se ajudar. Quando você depende da ajuda de laguém para qualquer coisa, desde trocar uma lâmpada a superar uma crise emocional, está deixando de lado parte de sua independência. Se está com problemas, não corra para ninguém lhe ajudar a resolver, mas se ajude. Não há nenhum problema em comprar livros como "Por que os homens amam as mulheres poderosas?", "100 coisas para melhorar sua vida", etc. Na verdade, eu particularmente acho isso a melhor terapia para um ser humano.. Por quê? Como a maioria dos psicólogos dizem: "o paciente com problemas precisa primeiramente aceitar a ajuda, se conhecer e reconhecer", e não há momento melhor do que quando está sozinho, lendo um livro, ou uma matéria na internet para reavaliar seus conceitos e mudar. Você acha difícil mudar seu jeito? Como eu já mencionei, a partir do momento que você quer mesmo isso, seu cérebro cuidará do resto.
 Para dar de exemplo, achei um site muito interessante de conselhos de psicólogos ( o http://www.marisapsicologa.com.br/ ) que irei mostrar a vocês a seguir: 



Passos para aprender assertividade
-Saber o que quer e aonde quer chegar.
-Se você não sabe aonde quer chegar, vai acabar chegando onde não quer. Seja claro com você mesmo, seja firme, direto e seguro. Mas, como saber o que quer? Uma boa dica é se conhecendo, conhecer seus sentimentos, pensamentos, seus desejos, identificando quais são os seus valores.
-Partir de um pensamento positivo.
-Se você tiver expectativas altas, os resultados também vão ser altos. Mas com expectativas pequenininhas você vai conseguir isso mesmo e vai se frustrar por receber tão pouco da vida.
-Ser proativo.
-Ser proativo é observar com antecedência quais os possíveis problemas que possam aparecer. Você pode planejar e não permitir que esses problemas apareçam.
Resumindo: uma pessoa que sabe o que quer, acredita na sua capacidade e age proativamente, assume a responsabilidade por sua própria vida e está pronta pra se tornar uma pessoa assertiva.
Quer uma mãozinha em seu processo de auto aprimoramento? Conte com um psicólogo

Dicas pra obter mais auto-estima:
A primeira grande dica pra vencer a falta de auto estima é ter consciência . Consciência de quem voce é de verdade, do que voce foi um dia, e do que você é hoje. Voce precisa saber o que fazer saber que comportamentos devem mudar, e se perguntar: suas atitudes são resultado de sua intenção, ou voce continua só reagindo, reagindo ao que tem internamente em sua mente e nem sabe direito o que é... porque não tem consciência de si mesmo.
Ter consciência significa usar adequadamente sua capacidade de pensar, é isso que nos torna humanos, nossa capacidade de raciocinar, de nos conhecermos e agirmos conforme decidimos   (...)

Como posso ser assertivo?

Expressando diretamente os seus pensamentos, suas opiniões, sem ameaçar ou castigar as outras pessoas. É fazer os outros saberem quem você é, sem dominar ou humilhar a outra pessoa.
Ser assertivo implica em ser respeitado . É deixar de ser servil . É não mais fazer de conta que o outro está certo e você deve concordar com ele só porque o outro é mais poderoso, mais velho, tem mais conhecimento, é homem, é mulher ou o que for.
É possível que o que você tenha aprendido que era respeito pode na realidade significar servilismo . Eu não sou machista, em feminista, o que eu sei é que todas as pessoas merecem o mesmo respeito.
Ser assertivo implica em dois tipos de respeito, o respeito por você mesmo , e o respeito pelo outro .
É aí que todo mundo confunde ser assertivo com ser agressivo. Quando alguém, depois de muito comportamento passivo, acaba tendo atitudes agressivas, que são o outro extremo, tão indesejável quanto à passividade.

 Leia mais no site!
By:Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^