segunda-feira, 6 de maio de 2013

Gastrite

 Olá,

 Boa noite a todos. Bom, hoje o tema do post é Gastrite.. Por quê? É, descobri que estou com gastrite crônica, e como precisei me informar mais sobre o assunto, seria util informar a vocês também.

google images - ilustração gastrite


 A gastrite é basicamente quando o revestimento do estômago está inflamado ou  inchado. Pode-se ter a gastrite crônica ou aguda. A crônica dura a longo prazo, podendo nunca passar, e a aguda é temporária.
Oque causa esta doença é o uso excessivo de remédios por um longo período, excesso de bebidas alcoólicas e especialmente a bactéria Helicobacter pylori ( H. pylori), e também as menos comuns, como refluxo, anemia, cocaína, substancias que queimam o estômago (como veneno), herpes e estresse.
 Como saber que está com gastrite? Bem, são poucos os sintomas... Pode-se ter uma dor na boca do estômago (muito forte, aliás), náuseas, vomitos (inclusive de sangue, com aspecto bem feio), falta de apetite, fezes escuras. Testes de H. pylori, endoscopia, CBC (contagem completa de células sanguíneas) e exame de fezes são feitos para revelar a doença.
 Inclusive, a endoscopia, ao contrário doque muitos dizem, é bem legal de se fazer. É super tranquilo e não dói, independente se estiver sedado ou não.
google images - ilustração sintoma de gastrite
 
 Para tratar a doença, o médico indicará exatamente oque deve fazer, como tomar remédios anti-ácidos, mas depende do caso (se tiver a bactéria, muito provável que tomará remédios). Mas, sendo qual for o tipo de gastrite, deve-se alimentar bem, evitar ácidos (como refrigerante, frituras, doces, frutas com excesso de ácido,café, etc). Caso o contrário, você corre risco de ter câncer gástrico.
P.S.: Se você tem um bebê com refluxo, cuide muito de sua saúde, pois há chances de ele desenvolver a doença - como eu.

(Fonte de infos e dicas bem legais para se especializar: http://www.minhavida.com.br)

Enfim, é isso gente. Tomem cuidado com estas coisas, beijos.
By: Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^