sexta-feira, 9 de maio de 2014

"Cabelo ruim"/ QUEM DISSE QUE NÃO PODE?

Olá,


 Eu tenho vindo muitas vezes aqui falar sobre cabelos, e muitas pessoas visualizam. Bom, eu participo de várias páginas sobre cabelos coloridos, e o que estamos falando ultimamente é sobre o preconceito, tanto com pessoas diferentes, por qualquer razão que seja, tanto com racismo, especialmente, é claro, minorias que são exóticas. Então hoje não vim só falar de produtos não, vim falar sobre a pouca vergonha que isto é, e já está me irritando faz um bom tempo.
 Primeiramente, deixo aqui uma pergunta: QUEM DISSE QUE NÃO PODE? Os "coloridos" (pessoas com cabelo colorido) vem deixando esta pergunta em forma de Tag pelas redes sociais, como uma mini campanha, iniciada por uma das moderadores da CCDDO (link abaixo), pois nós não vemos sentido nenhum em restringir o uso de cabelos e estilo diferentes a determinado perfil de pessoa. E daí se é negro, homossexual, homem, velho, branco, hétero, religioso, pagão, brasileiro, americano, rico, pobre, etc? Quem foi o imbecil que decidiu que apenas brancos burgueses podem ser diferentes, hein?
 Outra coisa muito, mas muito ridícula que eu vejo as pessoas falarem: cabelo ruim. Só para começar, "ruim e bom" é um conceito individual, ou seja, o que é bom para você, pode ser ruim para mim. Em segundo lugar, quem foi o outro imbecil que disse que cabelo crespo é ruim? Por quê seria? Eu particularmente adoro cabelos crespos e cacheados, pois tem muito mais graça que os lisos para mim.
Uma explicação pela fama do "cabelo ruim" é que este tipo de cabelo é - geralmente - característico dos negros, e como sabemos, a maioria (infelizmente) dos negros aqui no Brasil é de classe baixa, logo, não tem como tratar devidamente dos fios, pois é o que mais precisa de cuidados. Outra que não é questão de dinheiro apenas, e sim a falta de informação que estas pessoas tem (muitos não podem acessar a internet para pesquisar tratamentos, por exemplo), e em casos mais extremos, estas pessoas tem uma vida sem muita higiene e boa alimentação, o que dificulta mais ainda. Bom, pode ser uma destas possibilidades, mas fato é que isso é uma característica étnica, nada demais. Você gostaria que te enchessem o saco no metrô  pelo fato de ler loiro de cabelo liso? Com certeza não.
  E para vocês, garotos e garotas, que são negros e ficam fazendo progressiva/cortando o cabelo pela desculpa de que é "ruim", estão sendo tão racistas quanto aqueles que inventaram o título. Seus cabelos não são ruins, é só cuidar deles. Mais vale um cacho bem tratado do que uma definitiva perfeita. Qual a dificuldade de passar azeite de oliva a noite e lavar de manhã, usar um ativador de cachos, um shampoo próprio para cabelos crespos, óleo de Argan, entre diversas outras maneiras de ter os cabelos mais lindos de todos? Vamos combinar, chama muito mais atenção um negro black power do que um loiro alisado por aí, não é?
 P.S.: Não estou dizendo que cabelos afro são melhores que os outros, até porque adoro loiro natural, apenas que, inevitavelmente, chamam mais atenção, e eu acho mais bonito.
 Então, vamos parar com essa de dizer quem pode ou não oquê, pois não são vocês quem ditam isso, e nem ninguém. Ser exótico não é ruim, ser negro não é ruim, nem homossexual, ou o que for, ruim é o seu preconceito.
 
INSPIRAÇÃO: CCDDO <3

Todas as imagens, a inspiração do post e a campanha #QuemDisseQueNãoPode devem seus créditos a página CCDDO. Se você tem cabelo colorido, ou gostou da ideia, dá uma olhada lá, tem MUITA coisa legal, tanto em questão de cabelo, quanto coisinhas assim:

  • https://www.facebook.com/CabelosColoridosDaDepressaoOriginal?fref=ts
By: Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^