terça-feira, 27 de agosto de 2013

"Modernitude"

Olá,

 O título desta postagem geralmente sai da boca de maiores de 40 anos... e geralmente o motivo é de crítica ou falta de informação sobre este mundo moderno (até demais). Não estou aqui para julgar ninguém não, pois até concordo que certas coisas poderiam não existir (como escadas rolantes, tablet para sala de aula, etc), mas sim para dar fundamento a uma questão: Tudo isso é necessário?
 Claro, não viveria em um mundo sem celulares, internet, rádio ou TV, infelizmente minha geração nasceu 90% dependente disso, e só não acrescento os 10%  restante pois é a parcela de quem não tem acesso a tecnologia. Triste, triste... Porém, algumas novidades já são desnecessárias. Na minha escola por exemplo, uma escola que, apesar de particular, é simples na ZL de São Paulo, já estão comentando sobre Tablets no lugares de apostilas, e talvez até provas por meio destes. Já tem muitas escolas que usam este meio de ensino, que eu acho ridículo. Não criticando escola alguma, mas quem teve esta ideia? Se hoje os jovens já não leem o suficiente e seu conhecimento ortográfico é dos piores (eu me incluo, por sinal), imagine só se eles não precisassem ler seus livros ou revisar seus cadernos? Há diversos fatores negativos, tais como:
  • Problemas na vista
  • Dificuldade de interpretação e produção textual
  • Desvalorização de livros didáticos
  • Desvalorização do professor em sala
E quanto aos pontos positivos
  • Redução no número de produção de papel (em teoria)
  • Facilidade de acesso a informação
Sério, não vejo mais pontos positivos.
 E os carros? A cada categoria lançada, precisa-se de menos atenção ao volante, daqui a uns tempos será só questão de comprar o carro e tirara carta, você não vai mais precisar dirigir. Ônibus e outros transportes elétricos, quando se nem os comuns funcionam muito bem; prédios com estrutura super inovadora, enquanto ainda há favelas desmoronando morro abaixo; cada prato de comida mais fresco doque outro, sendo que muitos ainda passam fome...
 O que quis dizer com tudo isso é que, não adianta nós, seres "humanos", tentarmos nos adiantar e ampliar a tecnologia, se o presente em que vivemos ainda precisa ser melhorado. Seria mais sensato, ao invés de criar um novo condomínio de casas, construir para aqueles que não tem onde morar; ao invés de distribuir tablets na mão de jovens "filhos de papai e mamãe", entregar livros para crianças que não tem material escolar, etc.
 Espero que entendam oque quero dizer e, principalmente se você que está lendo isto for jovem e com mil ideias inovadores, tente pensar na importância de terminar o capítulo que já foi começado, antes de partir para outro livro.
By: Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^