quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Snakes Time


  Boa madrugada, pessoal!! Perdão pela ausência, neste tempo que fiquei sem postar, andei vendo vídeos e lendo reportagens incríveis sobre coisas curiosas e fascinantes..Exemplo? Pítons, animais gigantes, medo, ataque de animais ferozes como tigres, leões, elefantes, cães..lobos e animais extintos. Neste post falarei sobre oque eu aprendi em reportagens, vídeos e filmes sobre as Cobras, na minha opinião, mais fascinantemente horrorosas deste planeta.

Píton ( phyton )

Filo: Chordata, Classe: Repitilia; Ordem: Squamata; Família: Boidae;

 Há vários tipos de Pítons, e se localizam principalmente da África até o sudeste asiático e Oceania. Ela tem abitos noturnos, e após se alimentar dorme até que a comida seja digerida, ou fica simplesmente parada. Há quem diga que a maioria das pítons só chegue a 7,5 metros, oque eu duvido facilmente, dando em conta que foram registradas cobras muito maiores, na sua maioria Pítons gigantes. A maior delas é a Píton das Rochas (ou das Pedras). Se alimentam mais por roedores e aves, mas pode comer um antílope pequeno, ou um porco e dizem não ser capaz de engolir um homem e de não ser uma ameassa (oque eu duvido, mas não quero cutucar uma para ter certeza, hum.) Há quem a capture para comer sua carne...

 Apesar do tamanho, muitas delas não possuem veneno, como comum entre cobras muito grandes.
Imagem tiraad acima do rio Amazonas, verídica, meu pai achou o depoimento do fotógrafo, podem conferir no Google :).

Naja

 Normalmente 1,50 m (apesar de que das Najas gigantes já registradas a maior tinha 6 metros), tem um acasalamento por ano, bota de 8 a 45 ovos após o acasalamento, família Elapidae.

 As Najas tem participação fictícia na história dos Indianos, com aqueles homens em praças tocando flauta, fazendo-as se erguerem..Sabemos que é falso pelo fato de a Naja, como o restante das cobras, não terem ouvidos.

 Ela é facilmente reconhecida, por um desenho nas costas que lembram um óculos, por espirrar um veneno prejudicial a pressão arterial e por, se ameaçada, mostrar pele ao lado do pescoço, como na foto. Um fato curioso é que, ao espichar veneno, ela não só mira, como também olha nos olhos da vítima.



Mamba-Negra ou Black Mamba

É a cobra mais rápida do mundo, capaz de se deslocar a 20km/h. No entanto, usa essa velocidade para escapar do perigo e para atacar as suas presas. Tem um bote muito rápido e seu veneno causa paralisia, podendo levar a vítima à morte se não for tratada rapidamente. Se a picada for na região do pé ou na canela pode levar de 2 a 4 horas para a vítima vir a morte; ser for picada na região do tórax ou rosto as vítimas morrem em menos de 20 minutos.
Habita as savanas e florestas africanas.
( por http://www.uhull.com.br/08/04/as-5-cobras-mais-perigosas-do-mundo/)

Uma curiosidade que uma professora minha, do 6° ano me contou, é que algumas destas cobras não nos atacam só se ameaçadas . Com a invasão em seu habitat, nós estamos nos tornando presas para elas, oque significa que ela pode vir a perseguir alguém para matá-lo. Pode medir de 2,5 a 4,5 metros. Seu nome se origina não da pele, que varia de cor, mas sim da boca preta na parte interna que ela demonstra quando se sente ameaçada, é muito feroz e sabe escalar árvores facilmente, apesar de preferir o solo Elas podem até "correr" com o corpo ereto, oque é raro nas serpentes.


mamba negra (http://biologia-herpetologia.blogspot.com.br)
Esta é realmente enorme, não?








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^