segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Transição Capilar

Olá,
buhcaixeiro.blogspot.com

 Eu finalmente vim fazer um post que algumas colegas me pedem para fazer faz tempo: como deixar de ser escrava de salão/chapinha/secador. Já vou dizendo que eu nunca fiz progressiva nem nenhum tipo de alisamento, então nunca passei por esta transição; então hoje vou dizer o que eu sei e recomendo neste assunto, mas não sou nem de longe especialista.

 O primeiro passo, creio eu, é você identificar seu tipo de cabelo (são os tipos um - lisos; dois - ondulados; três - cacheados; quatro - crespos, basicamente). A partir disso, você precisa se centrar em como cuidar do seu cabelo natural. Você agora vai passar a comprar produtos para cabelos cacheados E quimicamente tratados (já que você ainda tem química no cabelo); mas é importante começar a fazer fitagem, umectação, secar com difusor, etc, como se seu cabelo já estivesse natural enquanto deixa seu cabelo crescer e se prepara para o big chop.
cherrypoyson.blogspot.com
 O tempo do processo de transição varia de acordo com a saúde e crescimento de cada cabelo, mas, geralmente, vai de um ano e meio a dois anos.

 Para começo de conversa, jogue sua chapinha pela janela. Evite o máximo fazer escovas enquanto seu cabelo cresce - lógico que, para uma data importante você pode fazer tranquilamente, mas, toda a semana (principalmente se você é aquele tipo nojento de gente que fica uma semana sem lavar o cabelo para ficar com escova) de jeito nenhum. Evite até mesmo o secador, com difusor ou sem difusor.
 A química destrói o cabelo, e para ir mantendo a parte estragada e já ir cuidando dos fios que estão vindo por aí, a forma mais eficiente que conheço é o cronograma capilar.
 Eu vivo explicando, mas se você ainda não sabe, o cronograma capilar consiste em três etapas - hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação é a mais importante, seguida pela nutrição e reconstrução, respectivamente. Você vai fazer tratamentos ou a cada lavagem ou uma vez por semana para cada uma das etapas, assim o cabelo não fica sem nada do que precisa (água, nutrientes, aminoácidos, etc...). Não dá para listar a infinidade de opções de tratamento para cada etapa, mas sempre aqui no Blog quando faço resenha de produtos e etc eu digo a qual fase eles se encaixam, e os próprios produtos também indicam. A ordem do seu cronograma varia de acordo com o que seu cabelo mais precisa, mas você pode pegar um padrão para começar e ir adaptando conforme você vai "conhecendo" seu cabelo. Eu uso o seguinte modelo:

CCDDO - Facebook


  Pronto, a saúde do seu cabelo está resolvida - e ajuda muito se você se alimentar bem e tomar muita água, viu? 
 Mas o que vocês mais tem medo é como ajeitar a juba para não ficar esquisito, não é? Não é fácil, eu sei, mas também não é impossível. Lá vai algumas formas que eu conheço:

 - Texturização: consiste em você cachear a parte lisa do cabelo. Tem muitas - muitas - formas de ser feita, por isso melhor você dar uma pesquisada. Dá para fazer tanto no salão como em casa.
 - Babyliss: todos ja conhecemos. É mais indicado para festas e eventos mais especiais, até porque é uma fonte de calor, que não faz bem para nenhuma das partes do seu cabelo, mas de vez em quando não tem problema algum.
 - Tranças: vejo poucas pessoas falando disso, mas acho muito válido usar tranças e penteados para esconder a raiz. Desde as tranças rasteiras até coques, tudo vale!

 É basicamente isso. Você só vai precisar de paciência e muita ampola de vitamina. Com o passar do tempo você pode ir cortando o cabelo aos poucos ou fazer o big chop quando seu cabelo cacheado já estiver pronto para se livrar das madeixas lisas. Boa sorte! :*

By: Bia

Um comentário:

  1. Olha um ótimo meio de texturização são os rolinhos, já testei e deu super certo, recomendo ^^

    ResponderExcluir

Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^