domingo, 26 de outubro de 2014

Holiday Festival of Colors/ Festival das Cores - Brasil

Olá,
www.webgranth.com

 Ontem aconteceu o Festival das Cores no Parque Ibirapuera, em São Paulo, um festival tradicional da Índia, que trouxeram também para o Brasil, com a participação de mais de 5 mil pessoas. Bom, a ideia do evento é sensacional, mas como nós sabemos, brasileiro tem aquela mania de achar que tudo é festa e só festa, então vou contar o que vi de bom e ruim, e contar um pouco mais sobre o Holi em si.
festival na índia
 Segundo o site do festival no Brasil, "o Festival das Cores celebra o início da Primavera no hemisfério norte, nascido na Índia e mantido vivo pela mitologia e cultura local. Segundo as escrituras Hindus numa época marcada por intensos confrontos o Holi surge para promover a paz, a união entre diferentes culturas e aproximar as pessoas". Logo, a ideia é mostrar como somos todos iguais, independente de como formos, colorindo todos os participantes.
O evento trouxe apresentações de músicas e atividades típicas, como o Yoga, e um pouco de eletrônica. De fato, muitas pessoas participaram de todas as atividades, até de meditação, mas devo dizer que muitos chegaram apenas para curtir a eletrônica, beber e curtir, e estes não faziam ideia do propósito cultural e digo até religioso. O resultado foi um bando de adolescentes jogados pelos cantos do parque porque não sabem curtir moderadamente. Mas a gente sabe como brasileiros festejam, não é?
www.sidneyrezende.com
 Em questão de organização, a única falha que percebi foi na hora das pessoas adquirirem o pó colorido. As compras foram feitas pela internet e a distribuição realizada no dia, porém, havia apenas um recipiente por pessoa para pegar o pó, o que fazia aqueles que não levaram sacolas ou coisas do tipo voltarem a todo momento para retirar suas cores.
Faltou um pouco de fiscalização também. É normal as pessoas irem para beber e até fumar no parque, mas no meio da multidão havia momentos que o cheiro de maconha e narguilé era insuportável. Tendo em vista que haviam crianças no local e fumar maconha ainda é algo proibido, foi uma falha que espero que corrijam nos próximos eventos.
  Como não estou aqui só para falar mal, a "energia positiva" e animação que todos queriam não faltou. Mesmo nos momentos mais tranquilos ninguém desanimou e no geral foi uma festa que com certeza ninguém deveria perder.

Mais infos sobre o festival: http://www.holifestivaldascores.com.br
By: Bia

Um comentário:

Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^