sexta-feira, 10 de abril de 2015

Nutrição: Máscaras X Umectação

 Olá,
www.getninjas.com.br

 Voltei, cambada! Eu percebi que falo sobre algumas técnicas e até explico como fazer, mas preciso esclarecer mais o que NÃO fazer. E vou recomeçar meu cronograma capilar, então decidi pegar passo a passo e falar o que fazer e não fazer. Hoje falaremos da nutrição!

 A nutrição serve para repor nutrientes (dÊr). É como se fosse o arroz e feijão de cada dia do nosso cabelo. Fazer nutrição diminui frizz, pontas duplas, e dá brilho. Para nutrir seus cabelos, temos duas principais formas: cremes nutritivos e umectações.

 Máscaras de tratamento x Óleos vegetais

 Tem gente que me pergunta o porque de usar óleo essenciais se eles já vem nos cremes de tratamento. Lhes respondo com uma pergunta: vocês prestam atenção na composição dos seus cremes? Se sim, vocês preferem umectação. 99% das máscaras vem com 10% de óleo, e o resto de queratina líquida, derivados de petróleo, óleos artificiais, enfim, tudo que um cabelo danificado já não aguenta mais. Porém, quando você usa o óleo vegetal EXTRA virgem, 100% natural, PURO, vem o óleo e só.
 Então, recomendo você a dar preferência aos óleos, e usar os cremes de nutrição apenas de marcas sérias e que contenham um complexo de óleos (ex.: argan, amêndoas, e coco), assim já resolve várias coisas de uma vez, e sobra menos "espaço" para as porcarias da indústria.

 Frequência

 Abandone a ideia que se deve fazer uma vez por semana. Tudo depende da estrutura*do seu cabelo:

 Cabelos finos e oleosos (de qualquer tipo [1,2,3,4]**):  usar 1 vez por semana, e no caso dos oleosos, apenas 30 minutos antes da lavagem, ou seja, nada de umectação noturna! Outra dica para os oleosos, é passar uma quantia mínima na raiz fazendo movimentos circulares para ativar a circulação, e ir trazendo para o comprimento.

 Cabelos grossos (de qualquer tipo [1,2,3,4]): Fazer a cada 15 dias a umectação noturna ou uma hora antes da lavagem, para evitar que o cabelo fique pesado.

 Cabelos danificados (de qualquer tipo [1,2,3,4]): Uma ou duas vezes por semana, DESDE QUE o óleo seja o que seu cabelo necessita - já explico esta colocação.

* com estrutura me refiro a: espessura, fino, grosso, quebradiço, leve, pesado, etc.
** os tipos são: 1 - liso 2 - ondulado 3 - cacheado 4 - crespo. Aqui, me refiro a qualquer um deles.

 Que óleos usar? E quais não usar?

 Não farei uma listagem dos óleos, vocês podem abrir o google aí e achar, mas quero alertar-lhes que não devem usar um óleo que não seja compatível com a sua necessidade. Por exemplo, eu usei o óleo de semente de uva uma vez. Tenho o cabelo grosso e cacheado. O óleo é para cabelos finos e lisos. Resultado? Uma coisa estranha e escorrida. Então, use o que seja compatível a você.

Dicas para aplicação:

  1.  Óleos e ampolas são produtos ativados pela temperatura, logo, antes de aplicá-los, friccione uma quantia nas mãos até o produto aquecer.
  2.  Aplique do comprimento a raiz (evite o couro cabeludo).
  3.  Faça o movimento de enluvar (passar as mãos várias vezes pela mesma mecha), para melhor absolvição.
  4.  Na hora de retirar, aplique antes um pouco de shampoo - óleo e água não se misturam, lembram? Então use o shampoo primeiro para sair mais rápido.
  5.  Seque muito bem. Se quiser fazer escova, melhor ainda. Novamente, o calor vai ativar mais o produto.

 Espero que tenha ajudado, e toda vez que falar de nutrição, marcarei este post para tirar as dúvidas. Caso queira saber mais alguma coisa, ou acrescentar algo, pode comentar aí que respondo assim que ver.
 Não esqueçam de me seguir pelas redes sociais. As vezes sumo aqui, mas to sempre por lá!

By: Bia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^