terça-feira, 19 de agosto de 2014

Tratamento capilar: água de arroz

Olá,

 Fazia uns tempos que eu não vinha aqui dar dica de cabelo nem nada. Mas não podia deixar de contar a novidade, que na realidade não é nova coisa nenhuma: água de arroz para cabelos E pele. Os benefícios da água do arroz já são muito conhecidos a milhares de anos na Ásia, inclusiva é o segredo da beleza e saúde dos cabelos das mulheres da vila de Huangluo, China, com os maiores cabelos do mundo! Elas lavam os cabelos a cada dois ou três dias com esta água na beira de um rio, e só cortam próximo aos 18 anos quando se preparam para casar, e depois nunca mais.
Mulheres de Huangluo Yao Villagre, China
É muito indicado para quem tem muita queda de cabelo, quer que os fios cresçam ou os tinge frequentemente.

  Bom, as substâncias que ele contém que procuramos são: orizanol e ácido felúrico (antioxidantes e fotoprotetores, ou seja, protegem contra os raios ultravioletas) e Niacina e inositol (auxiliam no metabolismo). O inositol é importante pois a falta dele pode causar queda de cabelo.

Benefícios: a água de arroz repara os danos capilares, inclusive os de tintura; limpa o couro cabeludo (sabem aquelas casquinhas que podem se acumular durante o inverno pelo excesso de água quente? Esta água ajuda a limpá-la com mais facilidade - isso não significa que venha a curar caspa e etc, ok?), facilitando o seu crescimento; hidrata; fortalece; além de ficar macio, sedoso e brilhoso. Para a pele, a água do arroz clareia, ameniza manchas e estimula o aumento da produção de colágeno, que dá elasticidade.
 Mas chega de falar de tudo que isso faz, vamos ver como ele age:

 - Para os cabelos

  Bom, há duas formas conhecidas de se usar:
 Você pode cozinhar o arroz integral* com  o dobro de água por 10 a 15min, escorre-lo e esfriá-lo na geladeira para usá-lo depois que já estiver frio;
 Ou prepará-lo cru (como eu fiz), deixando uma xícara de arroz coberta completamente de água filtrada e fervida ou desmineralizada descansar durante no mínimo 3 horas - eu deixei por uma noite - coberta com um pano limpo.
 Use-o como um creme comum, após o shampoo e seguido de condicionador.

Obs.:cuidado com a proporção, uma xícara é o suficiente, a não ser que você tenha cabelos muito longos, neste caso, 1 xícara e meia basta - o cumprimento do meu vai até o ombro e 1x e meia sobrou demais.

 Dicas de uso:
 - Use um borrifador para que o produto seja aplicado diretamente na raiz sem desperdiçar.
 - Misture com os óleos já bem conhecidos benéficos ao cabelo.
 (Eu não tinha nenhum dos dois em casa, então misturei com um creme de tratamento - não vou dizer qual porque odiei o creme - próprio para hidratação, e super aprovei o resultado da combinação).

* É necessário que ele seja integral, de preferência orgânico.

 - Pra a pele

  Lave o rosto normalmente e depois borrife a água de arroz. Este eu não testei, então ficarei devendo, assim que eu testar eu venho contar.

 Então é isso. Espero que vocês testem, e deem preferência a tudo de mais natural quando se trata de pele e cabelo, pois todos sabemos que muito produto industrializado pode conter aqueles ingredientes que deixam o cabelo/pele lindos por fora e horríveis por dentro, mas os naturais tratam de dentro pra fora.

 Fontes de informações e pesquisa:

Clube do Cabelo e cia> http://www.clubedocabeloecia.com.br/2013/12/agua-de-arroz-para-cabelos-tingidos-e.html
Prada Porter> http://www.pradaporter.com.br/2014/08/hidratacao-de-arroz.html


By: Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^