domingo, 20 de abril de 2014

Jovens mal educados.

Prezados senhores,

 É muito fácil assistir aos reclames do "plim plim" e sair dizendo "coitados dos professores, ter que tentar dar aula a marginais, e acabar até morrendo tentando ensiná-los alguma coisa". Sim, é uma pena que existam jovens violentos que prejudicam a vida dos Mestres, mas vamos com calma, okay? Há alunos e alunos, há professores e professores. Como se diz, gente ruim tem em todo lugar, de todo tipo.
 Mudei este ano para uma escola pública, e minhas lembranças da última em que estudei não eram das melhores (professores irresponsáveis, alunos ridículos, etc), e estava morrendo de medo do que me aconteceria, já até fui preparada para passar o ano sozinha num canto de uma sala com 50 bobos sem vontade alguma de estudar. Como sempre, me surpreendi. Após estes 4 meses de aula, aprendi muito, e comecei a ver as coisas de modo totalmente diferente. Eis as conclusões que fiz:
 Nem toda escola pública é ruim. Depende dos alunos e professores, mas principalmente dos alunos. Na minha, por exemplo, as coisas são bem melhores comparadas a outras da região, em questão de ordem e dedicação.
 Os alunos de escola pública, quando querem alcançar algum lugar, se esforçam dez vezes mais que o melhor aluno da melhor escola particular. Isso porque na escola pública aprendemos a ser autodidatas.
 Um dos maiores problemas são os professores, assim como os alunos desinteressados. Se você acha que os professores amam suas profissões, vão de sorriso no rosto todos os dias e se preocupam em no mínimo saber nosso nome, não é bem por aí. Diria que de 10 professores, três gostam de estar ali, 5 nos tratam como burros incapazes e os dois restantes tem projetos paralelos e nem ligam se dão aula ali ou não. E os piores deles são os 5, que defino como pessoas estúpidas e ignorantes, que assim que chegamos na sala, já nos dão sermão dos tipos "vocês estão aqui só para estudar, vocês tem que sair de baixo da asa dos seus pais, minha aula - minhas regras". Nos sentimos no exército. Certos estão de impor-nos regras, mas tratar-nos como se soubessem da vida de cada um, como se soubessem que ninguém quer nada, é no mínimo inaceitável.
 Estes Seres acham que são superiores apenas por ter um diploma de qualquer faculdade, serem mais velhos e experientes. Pois digo a vocês, espertões, quando vocês estiverem precisando usar fraldas, quem as fabricarão seremos nós, e é bom lembrarem disso. Não é nenhum tipo de ameaça, só não vejo sentido vocês (adultos) cobrarem de nós (jovens estudantes) qualidades que vocês nem sequer sabem o significado. Se vocês não tem boa educação conosco, se não nos direcionam, se não nos tratam de igual para igual, como nós aprenderemos? Eu discordo que o "grande problema da sociedade seja a má educação dos jovens". O grande problema, na minha opinião, é o alto ego e hipocrisia dos adultos, que querem enfiar nas nossas mentes tudo o que eles nunca conseguiram ser.
 Vim falar isso aqui para vocês pensarem, um pouquinho apenas, na próxima vez que disserem a alguém "seu mal educado". Pois, graças a vocês, sim, nós somos, de fato, mal educados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^