terça-feira, 20 de novembro de 2012

Canto Gregoriano

História do Canto Gregoriano

Uma das mais antigas manifestações musicais, de muito encanto e interesse

Foto retirada de oblatogaranhuns.blogspot.com


     Olá, pessoal! Uma boa noite a todos! Estou aqui hoje para falar dos cantos gregorianos..Ontem estava ouvindo alguns e me causou interesse aprender um pouco mais sobre... Lá vai!


    "O canto gregoriano é a mais antiga manifestação musical do Ocidente e tem suas raízes nos cantos das antigas sinagogas, desde os tempos de Jesus Cristo. Os primeiros cristãos e discípulos de Cristo foram judeus convertidos que, perseverantes na oração, continuaram a cantar os salmos e cânticos do Antigo Testamento como estavam acostumados, embora com outro sentido, à medida que os não judeus gregos e romanos foram também se tornando cristãos, elementos da música e da cultura greco-franco-romana foram sendo acrescentados às canções judaicas.
     Seu nome é uma homenagem ao Papa Gregório Magno (540-604) que fez uma coletânea de peças, publicando-as em dois livros: o Antifonário, conjunto de melodias referentes às Horas Canônicas, e o Gradual Romano, contendo os cantos da Santa Missa. Ele também iniciou a 'Schola Cantorum' que deu grande desenvolvimento ao canto gregoriano.Após a realização do Concílio Vaticano II (1965), o latim deixou de ser a língua oficial na liturgia da Igreja, e as celebrações litúrgicas passaram a ser realizadas na língua vernácula de cada país e a prática do canto gregoriano ficou restrita aos mosteiros e a grupos de admiradores e aficionados da beleza desta 'palavra-cantada'.As principais características do canto gregoriano, também conhecido como canto chão, são: as melodias são cantadas em uníssono (monódico), sem predominância de vozes, ou seja, rigorosamente homofônico; de ritmo livre, sem compasso, baseado apenas na acentuação e no fraseado; cantado "a capella", isto é, sem acompanhamento de instrumentos musicais."
     ( Por http://gregoriano.org.br/gregoriano/historiacantogregoriano.htm )

    Bom pessoal, eu deduzi que o canto gregoriano é mais visto como canto religioso por ser transmitido em missas e afins, mas não passa de ser magnífico! Eu ouvi um artista, chamado Gregorian que faz ou regrava músicas atuais, como Rock, em forma de canto gregoriano!
    Vejam aqui um dos vídeos, My Immortal da banda Evanescence numa maravilhosa melodia! http://www.youtube.com/watch?v=6TZUtcCckA8
     Bom, espero que tenham curtido! Adorei saber mais sobre os cantos gregorianos! Se você também gostou, comente ou compartilhe! ^^

                                                                                                                                 By:Bia

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
    P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^