segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Animais? Monstros? Não...Lobos!

      Oi, pessoal! Desculpem a demora pelo próximo post; estava sem idéias pr novas matérias...
Pois bem , aqui estou, pronta para discutir um próximos tema com vocês: Lobos. Particularmente, Lobos cinzentos.










Estou farta de pessoas interpretando-os mal nos dias de hoje...Chamam-os de aberração, monstros, bestas....Mas são, na verdade, a base para o 'melhor amigo do homem', o cão doméstico. Pena que muitas pessoas não lembram disso....


Os Lobos cinzentos são, na minha opinião, os animais mais fascinantes! São apenas inconpreendidos... Tá aí nossa semelhança, hehehe.


Bom, trouxa algumas informações sobre eles e uma historia cujo gostei muito para que vocês mudem o conceito sobre 'lobos-maus' srsrs.




         Lobo ou lobo-cinzento é o maior membro selvagem da família canina. É um sobrevivente da Era do Gelo.
O seqüenciamento de DNA e estudos genéticos reafirmam que o lobo cinzento tem uma ancestralidade comum com o cão doméstico. Os lobos cinzentos são tipicamente ótimos predadores nos ecossistemas que ocupam. Embora não seja tão adaptável a presença humana como as espécies de caninos mais generalistas. O habitat mais comum dos lobos são as florestas.
As doenças mais comuns transportadas por lobos incluem a brucelosefebreleptospirose e carbúnculo. Os lobos são grandes anfitriões da raiva na RússiaIrãAfeganistãoIraque eÍndia.

Os lobos desenvolveram um estado extremamente grave e agressivo, quando enraivecidos podem morder várias pessoas em um único ataque.
Antes de uma vacina ser desenvolvida, as mordidas eram quase sempre fatais. Hoje, as mordidas de lobos raivosos podem ser tratadas, mas a gravidade dos ataques dos lobos raivosos podem resultar em morte, e uma mordida perto da cabeça fará a doença agir muito rápido para o tratamento ter efeito.

 

Reprodução

Geralmente, o acasalamento ocorre entre os meses de janeiro e abril, quanto maior a latitude, mais tarde ele ocorre. Uma alcatéia geralmente produz uma ninhada única, salvo os companheiros reprodutores machos com uma ou mais fêmeas subordinadas.
Durante a época de acasalamento, os lobos de reprodução tornam-se muito carinhosos um com o outro em antecipação do ciclo de ovulação da fêmea. A tensão aumenta à medida que cada alcateia de lobo madura sente-se instado acasalada. Durante este tempo, a dupla líder de reprodução pode ser forçada a impedir que outros lobos se acasalem um com o outro.
O período de gestação dura entre 60 e 63 dias. Os filhotes, que pesam cerca de 0,5 kg ao nascimento, são cegos, surdos e completamente dependentes de suas mães. O tamanho da ninhada média é de 5-6 crias, 

Os filhotes residem na cova e permanessem lá por dois meses. A toca é geralmente em terreno alto perto de uma fonte de água aberta, e tem uma câmara aberta no final de um túnel subterrâneo ou encosta que pode ser de até alguns metros de comprimento. Durante este tempo, os filhotes se tornam mais independentes e acabam começando a explorar a área imediatamente fora da cova antes de vaguear gradualmente até um quilômetro de distância da mesma em cerca de cinco semanas de idade.
Após dois meses, os filhotes inquietos são levados para um local de encontro, onde podem permanecer em segurança quando a maioria dos adultos saem para caçar. Um ou dois adultos ficam para trás para garantir a segurança dos filhotes. Depois de mais algumas semanas, os filhotes são permitidos para se juntar aos adultos se eles forem capazes, e terão prioridade sobre qualquer animal caçado. 

 

Sentidos

Embora tenha um olfato relativamente fraco quando comparado a outros canídeos, o lobo possui uma audição bastante apurada, ao ponto de ser capaz de ouvir a queda de folhas das árvores durante o outono. Sua visão noturna é a mais avançada da família dos canídeos
Eles são capazes de percorrer várias longas distâncias a cerca de 10 quilômetros por hora e são conhecidos por atingir velocidades próximas a 65 quilômetros por hora durante uma perseguição.
Os lobos têm pelos volumosos consistindo de duas camadas. A primeira camada é feita de pelos resistentes que repelem água e sujeira. A segunda é um denso pelo resistente à água que o isola. O subpelo é espalhado pelo corpo na forma de grandes tufos de pelos no final da primavera ou início do verão (com variações anuais). Um lobo, muitas vezes, esfrega-se contra objetos, como pedras e galhos para incentivar a pele solta os pelos para fora. O subpelo é geralmente cinza, independentemente da aparência do revestimento exterior for. Lobos têm pelagens distintas no inverno e no verão que se alternam na primavera e no outono. As fêmeas tendem a manter os seus pelos do inverno até primavera assim como os machos.
Ao nascer, os filhotes de lobo tendem a ter pelos mais escuros e a íris dos olhos azul que mudará para um amarelo-ouro, ou cor de laranja quando os filhotes tiverem entre 8 e 16 semanas de idade. Lobos com poderosas focinheiras compridas ajudam-os a distinguem dos outros canídeos, nomeados de coiotes e chacais dourados, que têm as focinheiras mais estreitas e pontudas. 
Lobos diferem de cães domésticos em uma natureza mais variada. Anatomicamente, os lobos têm ângulos orbitais menores do que os cães (acima de 53 graus para cães, com menos de 45 graus para lobos) e uma capacidade cerebral comparativamente maior. Patas maiores, olhos amarelados, pernas mais longas e os dentes maiores ainda distinguem os lobos adultos de outros canídeos, especialmente cães. Além disso, uma glândula supracaudal está presente na base da cauda dos lobos, mas não em muitos cães.

Lawrence Wahba conheceu o verdadeiro homem-lobo. “Eu descobri sobre ele na Internet. Ele estuda os lobos para entender os cachorros”, comentou. Desde criança, Shaun Ellis tinha uma relação especial com cachorros e começou a estudar raposas no interior da Inglaterra aos 10 anos de idade. O ex-soldado inglês é conhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas do mundo em comportamento de lobos. “Durante dois anos, ele viveu com a mesma roupa e comeu carne crua e frutas”, lembrou.
Shaun pretende desmitificar a imagem de mostro assassino que as pessoas têm desses animais, ajudando a melhorar a qualidade nas relações entres as pessoas e seus cães domésticos, cujos instintos vêm dos lobos. Ele viveu nas montanhas dos Estados Unidos com uma alcatéia como se fosse mais um deles.
Mesmo não tendo formação biológica, Shaun é o único ser humano do mundo que foi aceito como parte de uma família de lobos selvagens. “Ele toma muitas dentadas, ele tem muitas cicatrizes”, falou Lawrence.
Os lobos possuem entre eles regras fixas, onde cada um tem um papel fundamental para a sobrevivência do grupo. Todos tomam conta dos membros mais fracos. “O líder nunca deixa que o mais fraco fique sem comida. Ele garante que cada um tenha o seu pedaço”, disse Lawrence.
“Até o mais fraco é importante no grupo, porque ele é o primeiro a sentir uma situação de perigo”, destacou. Shaun Ellis fundou o Wolf Centre, um centro de pesquisas e conservação de lobos que coordena projetos de preservação de lobos nos Estados Unidos e na Polônia.
O ex-soldado explicou ainda como é preparada a comida desses bichos. Dentro do cercado e com a carcaça que será sua comida, ele defendeu o pedaço que seria seu por direito enquanto os lobos a devoram. “Os lobos são muito fortes, e para o Shaun fazer parte da família, ele precisa guardar uma parte da comida para ele. Assim, ele será respeitado”, contou. “As caretas precisam ser idênticas aos dos lobos, para não correr risco. A posição das orelhas dos lobos são fundamentais para entender o que eles querem dizer”, frisou.
No palco do Domingão,  Lawrence descreveu a cena em que Shaun uiva e interage com os animais. “O uivo tem que ser exato. Se ele desafinar, toma dentada!”, ensinou.
Shaun cuida de três lobos desde que eles são filhotes. “Tive que dar uma pasta de queijo, que lembra o leite materno, para poder chegar perto”, afirmou Lawrence. “Nesta família, quem manda é a fêmea”.
Em relação à mordida dos lobos, Lawrence disse que ela é duas vezes mais forte do que a de um cachorro pitbull. “Se for uma mordida forte, pode triturar um osso”, falou.
Lawrence Wahba visitou a casa do homem lobo, um local cercado por uma17 animais que parecem lobos. Existem três variedades de híbridos: um que é semelhante a um lobo, outro que se parece mais com um cachorro, e oSalu, uma mistura de pastor alemão com lobo que foi criado no início do século 20 na Alemanha.
Shaun trabalha com reeducação de cachorros misturados com lobos. Ele escolheu dois filhotes e dois adultos para interagirem com Lawrence. Os filhotes brincaram com ele imediatamente, mas os adultos ficaram ariscos. Aos poucos, o macho também se interessou pela brincadeira, saudando Lawrence. “O cachorro que vem primeiro te receber tem tendências a não obeceder, e o que não vai te receber é o mais medroso, que pode ficar latindo o tempo todo. A dica de Shaun é você chacoalhar uma chave de carro. Um vai vir primeiro, e o outro ficará atrás. Você precisa escolher aquele que ficam no meio, pois eles te obedecerão mais”, sugeriu Lawrence.
Pessoal, espero que vocês tenham considerado tudo isso, e que tenham gostado também..Logo mais estarei de volta com novas matérias, queridos leitores!
                                                    Beijos!         By: Bia =*
Fonte da reportagem: http://tvg.globo.com/platb/domingaodofaustao-domingao-aventura/2011/07/31/agora-no-palco-a-historia-do-homem-que-vive-com-lobos/
Fonte de informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^