segunda-feira, 4 de junho de 2012

Danças Clássicas



Olá, gente! Espero que estejam bem hoje e sempre! O tema tratado hoje será Danças clássicas! Se vocês se perguntarem o porque das clássicas e não modernas, a respostas será mais do que óbvia... Sem as antigas e tradicionais, não haveria as mais modernas e populares!

 A dança é algo realmente encantador e inspirador, não acham? Eu adorei estas informações que achei, e esperem que gostem tanto quanto eu! E indico o Blog em que as achei, é muito bom! Okay, espero que gostem! Até a próxima, amores!

DANÇAR É?

Dançar é a arte de movimentar o corpo em um certo ritmo, ou seja, é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica.
A dança, é uma forma de expressão artística coordenada, onde se expressa todos os seus sentimentos, emoções, alegrias e outros, através dos movimentos.
A dança é uma arte onde existem regras para que saia tudo com perfeição e também exige habilidades, compromisso e muita dedicação para todos aqueles que gostem desta arte.
- "Sangue, suor e lágrimas..."




Danças clássicas:

    Podemos dividir as danças clássicas em 5 grupos: a Valsa Inglesa, o Tango, a Valsa Vienense, o Slow Fox e o Quickstep.


   A Valsa Inglesa é uma descendente das Valsa Vienense,com um ritmo mais lento (que foi diminuindo gradualmente ao longo do tempo), mas mantendo o compasso 3/4. Já era dançada nas cortes europeias nos meados do século XVIII, associada a canções de amor tornou-se popular em casamentos.
  
  O Tango tem uma origem mais "sórdida", originário dos bordeis de Buenos Aires (Argentina), a forma como era dançado e os seus passos foram sendo suavizados por forma a adequar-se aos salões europeus. É dançado de uma forma ligeiramente diferente das outras danças clássicas no que diz respeito à postura.

Valsa Vienense é originária da Áustria no inicio do século XIX, tendo em Johann Strauss Pai um dos seus primeiros compositores. A dança em si só foi coreografada na forma como a conhecemos hoje no século XX por um alemão.

Slow Fox é uma das danças mais enganadoras pois parece extremamente fácil e na verdade é uma das mais dificeis de dançar. Surgiu em 1913 pela mão de um artista Vaudeville que executou um pequeno "trote" que agradou aos professores de dança social de Nova Iorque.

  Por último, o Quickstep, que começou por ser uma versão mais rápida do foxtrot misturada com o Charleston e com influências musicais do Jazz.
(Fonte: 

A Valsa Inglesa (English Waltz) já se dançava nas festas das cortes europeias do século XVIII.
A Valsa Inglesa apenas ganhou importância após a primeira Guerra Mundial, em Boston.
É uma variação de ritmos um pouco mais lento que a Valsa Vienense, mantendo o compasso 3/4. Ao longo do tempo, à medida que os compositores compunham canções de amor, o seu ritmo foi diminuindo, ficando na mesma com o mesmo compasso 3/4. Por ser associada a canções de amor tornou-se popular em casamentos.

(Fonte: http://mundodadancaportugal.blogspot.com.br/2008/10/valsa-inglesa-english-waltz.html )




Tango:


Quadro de Alida Beatriz Molina 

O tango é um estilo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. A origem do tango encontra-se na área do Rio da Prata, na América do Sul, nas cidade de Buenos Aires e Montevideu.
Fonte: http://dan-poucodetudo.blogspot.com.br/2007/09/tango.html )

Valsa Vienense

A Valsa Vienense (Viennese Waltz) tem a sua origem nas danças camponesas tradicionais austríacas. Os seus primeiros compositores foram Johan Strauss e Joseph Lanner, em meados do século XIX. Chegou a Paris em 1775, denominada como Valsa Vienense. Inventada pela nobreza, como diversão para as ocasiões festivas. A palavra tem origem no alemão Walzen, que significa girar ou deslizar. Começou a ser coreografada no século XX por Paul Krebs (alemão). Esta música é muito popular por todo o mundo sendo usada muitas vezes no cinema, festas de casamento, etc.
( Fonte: http://mundodadancaportugal.blogspot.com.br/2008/10/valsa-vienense.html )



Slow Fox

O Slow Fox surgiu em 1913 em Nova Iorque (Estados Unidos) quando um artista Vaudeville (Harry Fox) executou um pequeno trote que agradou aos professores de dança social dos salões americanos. A dança foi sofrendo alterações, tanto ao nível do ritmo que foi diminuindo como ao nível da suavização dos movimentos.
( fonte: http://mundodadancaportugal.blogspot.com.br/2008/10/valsa-vienense.html )



Quickstep

O Quickstep que como o próprio nome indica é uma dança rápida. começou por ser uma versão com um ritmo mais acelerado do Foxtrot, com uma mistura de Charleston e influência musical do Jazz.
( Fonte: http://mundodadancaportugal.blogspot.com.br/2008/10/valsa-vienense.html )

By:Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Tem dicas? Pedidos? Diz aí!
P.S.: Se tiver algo ofensivo para dizer, guarde para si mesmo. ^^